Projetos da Infraero ajudam município gaúcho a obter recursos para o Aeroporto de São Borja

A Infraero foi a empresa responsável por elaborar os estudos preliminares e projeto básico que envolvem a recuperação e sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de São Borja, na fronteira gaúcha entre o Brasil e a Argentina. 

Os documentos serviram de referência para o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) investir no município R$ 4,9 milhões.

De acordo com os projetos da Infraero, a recuperação da pista prevê quatro etapas de serviços: reparos profundos localizados, reforço do trecho central, recapeamento completo da pista de pouso e pista de taxiamento de aeronaves e nova sinalização. 

Ao todo, 15 técnicos da empresa trabalharam nas atividades relacionadas ao Aeroporto de São Borja. 

Os profissionais realizaram visitas técnicas e levantamentos topográficos para analisar as condições de infraestrutura do aeroporto, conforme as diretrizes do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 154, que estabelece as regras a serem adotadas no projeto de aeródromos, o que inclui requisitos para receber a operação de voos comerciais regulares. 

Serviços da Infraero atendem a todo o segmento aeroportuário 

Os estudos e projetos da Infraero para o Aeroporto de São Borja fazem parte de um portfólio que a empresa oferece ao setor de aviação civil brasileiro. Para isso, a empresa conta com equipes que atuam em todo segmento aeroportuário, como regulamentação, operação, segurança, manutenção, engenharia, meio ambiente, finanças e logística. 

É com esse corpo técnico, aliado a quase 50 anos no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária no País, que a empresa oferece soluções customizadas, planejadas e executadas de acordo com as necessidades dos clientes.

Além dos projetos de engenharia, a Infraero oferece serviços de desenvolvimento de sistemas, projeção de demanda do transporte aéreo e serviços na área de TI para aeroportos, além de atividades de manutenção de pista e pátios, como os serviços de macro textura, medição de atrito e remoção de borracha. 

Aos operadores de aeroportos, a Infraero também oferece treinamentos para capacitar as equipes dos terminais com formação e aperfeiçoamento de bombeiros de aeródromos, gestão aeroportuária, fiscalização de pátio, entre outros.